O Hidrogénio e o futuro
O hidrogénio (H) é um elemento químico gasoso, cujo núcleo atómico contém um protão rodeado por um eletrão. É um gás incolor, inodoro, insolúvel na água, menos denso que o ar e é o mais leve de todos os elementos.
O nome hidrogénio deriva do grego hydro e genes, que significa gerador de água. Foi descoberto em Londres, Inglaterra, pelo químico inglês Henry Cavendish (1731-1810) em 1766, quando este identificou as suas propriedades e o designou por ar inflamável. Em 1783, o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) chamou-lhe hidrogénio.
"Na sua forma pura, o hidrogénio é um gás invisível, inodoro e mais leve que o ar, no entanto, precisa de ser extraído visto que não conseguimos encontrá-lo neste estado natural. Existem várias maneiras de realizar este processo, incluindo a reforma a vapor e a gaseificação, no entanto, um processo amplamente utilizado na Europa é a eletrólise. Este método envolve a passagem de uma corrente elétrica pela água, libertando o hidrogênio em forma de gás. Quando usamos eletricidade de fontes renováveis, podemos tornar um combustível limpo ainda mais verde."
A toyota lidera no desenvolvimentos dos motores a hidrogénio, sendo que já equipa um dos seus modelos o Mirai.
Creditos: infopédia, Toyota Europa
Ampersteel, inovação, lisboa, setubal, electricidade, obras, renovação, projectos, orçamentos, alcochete, ac , soldadura